terça-feira, 13 de março de 2012

A musicoterapia e a interdisciplinaridade - Uma proposta de atendimentos individuais e em grupos

"Escutar a Si mesmo.
 Silenciar e Ouvir.
 A Musicalidade Interior
 E Resoar com a
 Sonoridade do Universo.

 Tocar a Pele.
 Vibrar o Som,
 Compensar os Sentidos,
 Harmonizar o Gesto,
 Promover Saúde e
 Qualidade de Vidar."
               Míriam Steinberg

Musicoterapia para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental

  Objetivos deste Trabalho
  • Desenvolver a criatividade.
  • Melhorar a cognição, atenção e raciocínio.
  • Desenvolver uma melhor interação.
  • Detectar possíveis problemas no âmbito psicológico, social e familiar.
  • Despertar a musicalidade.
  • Desenvoler habilidades especiais.
  • Desenvolver o conceito "têmporo-espacial", fundamental para o raciocínio e aprendizado da matemática e ciência.
  •Desenvolver motricidade fina e grossa.

  O cérebro e a Música
  Para que o cérebro desenvolva todo seu potencial, são necessários estímulos agindo diretamente em suas centrais de comunicação.  Na infância, em especial, o conjunto de estímulos musicoterápicos proporciona o desenvolvimento das fibras nervosas, capazes de ativar o cérebro e dotá-lo de habilidades.
  A música, mais do que qualquer outra arte, tem uma representação neuropsicológica extensa. Por que não necessitar, enquanto música absoluta, de codificação linguística, tem acesso direto à afetividade e às áreas límbicas, as quais controlam nossos impulssos, emoções e motivação.
  A musicoterapia é uma disciplina cujas técnicas agem mais diretamente nos aspectos psicológicos e emocionais do ser humano, ajudando-o em problemas específicos. O prazer da atividade musical, segundo Plavlecevic (1999), abranda os núcleos de sofrimento através de uma linguagem (sensorial-motor-emocional), que atinge o racional e/ou intelectual.
  A música é a nossa principal ferramenta de trabalho. Utilizamo-la terapeuticamente por acreditarmos em seu alcance e em suas possibilidades como reveladora e restauradora da alma humana. A musicoterapia pode ser definida como uma terapia auto-expressiva, que estimula o potencial criativo e a ampliação da capacidade comunicativa, mobilizando aspectos biológicos, psicológicos e culturais (Millecco 2001).
 
  Recursos necessários para a aplicação da musicoterapia no ambiente escolar
  • Espaço recreativo
  • Instrumentos musicais e aparelho de som
 
Metodologia

  Plano diretor de musicoterapia
  Trata-se de um planejamento geral e detalhado das ações de todo o programa de musicoterapia, atrelado aos objetivos gerais. Descreve ações e situações, determinando em que momento ocorrerão e define o seu entrelaçamento no processo.
  O plano diretor consiste na organização, realização, acompanhamento e avaliação das atividades terapêuticas.
  O início da atividade musicoterápica se dá com a entrevista com o cliente, e a coleta de dados de sua história pessoal, através de anamnese.
 
  Ficha musicoterápica
  É a coleta de dados relacionados a músicas e sons impressos no histórico pessoal e no ambiente escolar do cliente.

  Testificação
  É um método de trabalho que consiste em observar a reação do cliente quando colocado à frente de diversos instrumentos musicais ou corpos sonoros.

  Pastas individuais
  É onde serão arquivados os dados colhidos através da anamnese, da ficha musicoterápica, da testificação e dos relatórios de atendimento.

Um comentário:

  1. Muito maneiro seu trabalho. trabalho como voluntário , como musicoterapeuta no Instituto Casa Vida em Juiz de Fora. Busco essa formação através da Medicina Antroposofia.

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