Silenciar e Ouvir.
A Musicalidade Interior
E Resoar com a
Sonoridade do Universo.
Tocar a Pele.
Vibrar o Som,
Compensar os Sentidos,
Harmonizar o Gesto,
Promover Saúde e
Qualidade de Vidar."
Míriam Steinberg
Musicoterapia para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental
Objetivos deste Trabalho
• Desenvolver a criatividade.
• Melhorar a cognição, atenção e raciocínio.
• Desenvolver uma melhor interação.
• Detectar possíveis problemas no âmbito psicológico, social e familiar.
• Despertar a musicalidade.
• Desenvoler habilidades especiais.
• Desenvolver o conceito "têmporo-espacial", fundamental para o raciocínio e aprendizado da matemática e ciência.
•Desenvolver motricidade fina e grossa.
O cérebro e a Música
Para que o cérebro desenvolva todo seu potencial, são necessários estímulos agindo diretamente em suas centrais de comunicação. Na infância, em especial, o conjunto de estímulos musicoterápicos proporciona o desenvolvimento das fibras nervosas, capazes de ativar o cérebro e dotá-lo de habilidades.
A música, mais do que qualquer outra arte, tem uma representação neuropsicológica extensa. Por que não necessitar, enquanto música absoluta, de codificação linguística, tem acesso direto à afetividade e às áreas límbicas, as quais controlam nossos impulssos, emoções e motivação.
A musicoterapia é uma disciplina cujas técnicas agem mais diretamente nos aspectos psicológicos e emocionais do ser humano, ajudando-o em problemas específicos. O prazer da atividade musical, segundo Plavlecevic (1999), abranda os núcleos de sofrimento através de uma linguagem (sensorial-motor-emocional), que atinge o racional e/ou intelectual.
A música é a nossa principal ferramenta de trabalho. Utilizamo-la terapeuticamente por acreditarmos em seu alcance e em suas possibilidades como reveladora e restauradora da alma humana. A musicoterapia pode ser definida como uma terapia auto-expressiva, que estimula o potencial criativo e a ampliação da capacidade comunicativa, mobilizando aspectos biológicos, psicológicos e culturais (Millecco 2001).
Recursos necessários para a aplicação da musicoterapia no ambiente escolar
• Espaço recreativo
• Instrumentos musicais e aparelho de som
Metodologia
Plano diretor de musicoterapia
Trata-se de um planejamento geral e detalhado das ações de todo o programa de musicoterapia, atrelado aos objetivos gerais. Descreve ações e situações, determinando em que momento ocorrerão e define o seu entrelaçamento no processo.
O plano diretor consiste na organização, realização, acompanhamento e avaliação das atividades terapêuticas.
O início da atividade musicoterápica se dá com a entrevista com o cliente, e a coleta de dados de sua história pessoal, através de anamnese.
Ficha musicoterápica
É a coleta de dados relacionados a músicas e sons impressos no histórico pessoal e no ambiente escolar do cliente.
Testificação
É um método de trabalho que consiste em observar a reação do cliente quando colocado à frente de diversos instrumentos musicais ou corpos sonoros.
Pastas individuais
É onde serão arquivados os dados colhidos através da anamnese, da ficha musicoterápica, da testificação e dos relatórios de atendimento.
Muito maneiro seu trabalho. trabalho como voluntário , como musicoterapeuta no Instituto Casa Vida em Juiz de Fora. Busco essa formação através da Medicina Antroposofia.
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